5 de setembro de 2014

Capela Kamppi

A intenção da Capela Kamppi é ser um local de silêncio, no meio de um dos locais mais movimentados da Finlândia

Quem está passeando pela região central de Helsinki, em um primeiro momento estranha ao ver uma construção de madeira, com forma ovalada, no meio de uma praça. 

A praça, Narinkka. A construção, Capela Kamppi, também conhecida como Capela do Silêncio.

Igreja na Finlândia 
Foto: Entre vodka e cachaça 

Apesar de ser católica, aqui não se realizam batizados, casamento ou outros serviços religiosos. Sua função é ser um ponto de meditação.

A Capela foi desenhada pelos arquitetos Kimmo Lintula, Niko Sirola e Mikko Summanen e é um exemplo de arquitetura inovadora em madeira. Sua proposta é o silêncio em meio ao caos! Ganhou o Prêmio de Arquitetura Internacional em 2010 pelo The Chicago Athenaeum.

A área mais imponente é o corredor principal, com 11,5 m² de altura. Em sua zona mais silenciosa, não se escuta o barulho da rua. Existe uma "pressão de silêncio" de tão quieta que é  a Capela.

Igreja na Finlândia

“A intenção é que ao chegar ali a pessoa possa se isolar de tudo ao redor e entrar em sintonia com sua própria quietude”, diz o arquiteto finlandês Mikko Summanen, do escritório K2S Arquitetos, responsável pelo projeto em entrevista dada para a revista Bons Fluidos, em agosto de 2012. 

A madeira usada para a construção é o amieiro, (típica da Europa) e foi cortada horizontalmente para conseguir a curvatura desejada e envernizada com uma cera especial, com uso de nanotecnologia. A iluminação é natural e vem de pequenas janelas que ficam localizadas no teto

Seu formato arredondado no interior gera uma sensação de conforto e acolhimento ao visitante. Abre todos os dias.

Moi Moi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...