26 de setembro de 2014

Curiosidades - parte 1

Curiosidades da vida na Finlândia


Em apenas algumas semanas aqui já presenciamos situações diferentes e engraçadas e vimos muita coisa... Veja abaixo o que passamos!

* Se você vier visitar a Finlândia, não se assuste se no meio de uma refeição como almoço ou jantar te oferecerem um copo de leite para acompanhar. Aqui é totalmente normal!

* Aqui na Finlândia, as cervejas não são servidas "trincando de gelada" igual no Brasil. Muitas vezes os finlandeses nem colocam a cerveja na geladeira, apenas as deixam em cima de algum balcão na cozinha.

* Por falar em bebida alcoólica, aqui na Finlândia ela é extremamente cara e somente uma loja pode vender (exceto cervejas que podem ser encontradas em supermercados, mas mesmo assim são caras!). Além disso "a loja" tem horários específicos para você fazer suas compras. Os impostos para bebidas alcoólicas são muito altos, por isso que todos os finlandeses vão ao menos uma vez por mês para a Estônia, país vizinho, que tem a venda de álcool liberada e com preços totalmente acessíveis. :) (#ficaadica)

* A Finlândia foi o primeiro pais da Europa a instituir o voto feminino! 


* Em todos os lugares, as portas e janelas são duplas. Motivo: deixar o frio do lado de fora!
Finlândia
Foto: entre vodka e cachaça

* Uma outra curiosidade é que eles raramente usam escorredor de pratos para secar. É costume ter em cima da pia, um armário com grades para os utensílios domésticos serem colocados depois de lavados.

Finlândia
Foto: entre vodka e cachaça

* Quando se entra em uma casa finlandesa, é normal tirar os sapatos. Toda moradia tem um espaço para os calçados e casacos serem deixados bem na entrada, ao lado da porta. No inverno, você chega cheio de neve da rua e não vai querer molhar a casa com a neve que derrete de seus sapatos!

* Outra curiosidade é que toda torneira tem água quente. Aqui na Finlândia a água vem quente do cano, por conta do sistema de aquecimento deles que é  produzido por centrais elétricas, assim, o calor é transferido para a água que circula através de uma rede de canos para os radiadores instalados nas casas, e logicamente para nossa torneira!

Bom, por hora essas são as curiosidades que vimos aqui desde que chegamos, no verão finlandês... Voltaremos em breve com mais novidades!

Nähdään!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...