22 de setembro de 2014

Sauna - uma antiga tradição

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa

Aqui sauna é motivo de comemoração e eles a usam para tudo: para conversar, depois de praticar esportes, depois do trabalho para relaxar, porque estão afim, porque estão felizes ou tristes, se querem estar com os amigos, ou preferem ficar sozinhos...

A temperatura média é entre 80º a 100º Celsius, mas um legítimo finlandês prefere ficar na casa dos 100º ou mais mesmo. E como é um bem estar para eles e não existe competição de quem fica mais tempo e quem aguenta mais calor. Faz bem para a circulação e para a mente!

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa
 Fotos: Entre vodka e cachaça


O mais interessante é que eles saem da sauna a uns 100º Celsius e mergulham em um lago com temperatura de 10º Celsius, ou entram em um buraco aberto em meio ao gelo no inverno, normalmente. Isso com a temperatura do ar podendo estar negativa!

Exemplo de um lago em uma tarde de uns 10º Celsius 
Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa
 Foto: Entre vodka e cachaça

Em sua maioria ela é construida de madeira aquecida com lenha. Se quiser mais quente é só jogar um pouco de água nessas pedras! Simples! :) A sauna finlandesa é conhecida com sauna seca, pois não solta vapor!

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa
Foto: Entre vodka e cachaça

A tradição aqui é tão forte que pesquisando sobre o assunto descobri que existem em média, dois milhões de saunas na Finlândia (entre públicas e privadas) e esse número só vem aumentando, pois a grande parte dos apartamento possui uma sauna ao lado do banheiro ou dentro do box! Ah, e a nudez aqui é super comum!

Há quem diga que os finlandeses se sentem ofendidos se eles te convidam para uma sauna e você não aceita! Particularmente não passamos por nenhuma situação dessa aqui, até porque  um de nós tem o espírito tão aventureiro que topa qualquer desafio! :) 

Nähdään!

Um comentário:

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...