10 de outubro de 2014

Fazer mercado é para os fortes! ;)

Sabe quando você vai ao supermercado pega suas marcas preferidas e faz a compra praticamente de olhos fechados?  Então, espero chegar a esse nível aqui! Vou explicar o por quê.

Minha primeira compra de mercado levou cerca de três horas e não consegui pegar nem metade dos produtos que eu precisava! Aqui, existem diversos tipos de tudo o que vocês podem imaginar.


Para ilustrar, vou dar um exemplo básico, o leite. Aqui temos sem lactose desnatado, sem lactose semi-desnatado, sem lactose integral; baixa lactose desnatado, baixa lactose semi-desnatado, baixa lactose integral, normal desnatado, semi-desnatado; integral; os de soja e por ai vai! 

 Prateleira dos leites! Uma enorme quantidade!
Vida na Finlândia
 Foto: Entre vodka e cachaça

Já deu para perceber o drama! Com outros alimentos, como margarina (na quantidade de sal), o sal (mineral, grosso, refinado); açúcar (com sucralose, grãos finos, em cubos) é o mesmo esquema, a variedade é imensa.

Açúcar!!!!

Olhando as gôndolas dos mercados, deu para perceber que os finlandeses se preocupam muito com a alimentação e gostam de ter alimentos saudáveis em suas mesas. Os carrinhos sempre tem muitos legumes e vegetais.

Aqui na Finlândia se encontram muitos cogumelos selvagens e frutas silvestres – com sabores fortes e marcantes. A mais comum aqui são as blueberries (lembra muito uma mini jabuticaba) que dão em todo lugar! Mas também existem muitos morangos, mirtilos, framboesas, lingonberry (acho que toda a família dos “berries” é daqui!)...  Eles podem ser encontrados nos mercados, mas dão em qualquer floresta!

Mas o mercado não é feito só de alimentos, também é feito de produtos de limpeza e de higiene e o maior problema nesse setor, em minha opinião foi a língua! Aqui a oficial é o finlandês e o sueco. Logo, imaginem a dificuldade para encontrar algum produto com esses nomes que são tão estranhos para a gente!

Mas a boa notícia que alguns produtos, mesmo na língua deles são fáceis de ser reconhecidos! Aqui temos Omo, Ariel, Confort, Ajax, Colgate, Nesquik, Dove, Elseve, Melita...




Vocês não imaginam como fiquei feliz em ver nomes conhecidos! 

Um comentário:

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...