19 de janeiro de 2015

Novembro, o mês da escuridão na Finlândia

Quando vim morar na Finlândia, já sabia que o clima aqui é bem diferente do Brasil. Quando digo bem diferente, multiplique isso a décima potência. Aqui as estações são bem marcadas com as mudanças visíveis.

Quando cheguei em Agosto,  mês com temperatura beirando os  15 graus e de muito sol, todas as pessoas que conheci me falavam sobre a escuridão do mês de Novembro (em finlandês marraskuu) e na minha cabeça imaginava que só ficaria noite, que nunca iria clarear.



Foto tirada às 15h30
Neve na Finlândia
Foto: Entre vodka e cachaça



O tempo foi passando, as temperaturas abaixando e Novembro chegou! Comecei ai a entender o que estavam me avisando. Bem no início ele começou a mostrar como seria. Totalmente nublado, céu cinza o dia todo e cada dia com menos horas de claridade. Segundo as previsões meteorológicas o sol começa a nascer por volta das nove, nove e meia da manhã e se põe lá paras três e meia, quatro horas da tarde.

Em marraskuu não está frio o suficiente para nevar, nem calor suficiente para ter sol e um clima agradável e, além disso, está perto de mais do solstício de inverno – o dia mais curto do ano, em outras palavras a noite mais longa.

Vou confessar que a parte de faz pouco tempo “de dia” não me assustou. Para mim era total novidade ver o céu escuro às quatro horas da tarde com as luzes da cidade acesas, ainda mais nessa época que em boa parte do Brasil tem o horário de verão e começa escurecer umas oito horas da noite.

O que me assustou, e confesso me fez muito mal, foi a falta de sol! Segundo o site oficial da meteorologia da Finlândia, em Novembro, Helsinki teve apenas 12 horas de sol. Sim, você não leu errado e eu não escrevi errado: 12 horas de sol!!! Até na Lapônia, região conhecida por só ficar escura e não ter dia nos meses de inverno o sol brilhou mais.

Imagine-se acordando às oito da manhã e o céu está fortemente nublado. Ao meio dia o céu continua da mesma cor. Às duas da tarde nada mudou. Já às três e meia começa a escurecer e quatro e vinte já é noite. Multiplica isso por 30 dias no mês. Loucura total!!!

Não é a toa que vitamina D é vendida em supermercados aqui na Finlândia, pois só com muito amor no coração e vitamina D no organismo é possível passar por um mês tão escuro e frio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...