22 de janeiro de 2015

O que é calor para você?

Segundo dados da meteorologia finlandesa, 2014 foi o segundo ano mais quente da história da Finlândia


Quando estamos acostumados ao clima brasileiro, uma notícia como esta aqui na Finlândia intriga. O que pode ser calor por aqui?



Clima
Foto:Entre vodka e cachaça

O ano de 2014 foi um tanto atípico em várias regiões do Brasil. Em julho ainda estávamos em São Paulo e posso dizer que não me lembro de um inverno com temperaturas tão altas como tivemos. Lembro-me de alguns dias em que registramos 25ºC na terra da garoa em pleno inverno!

Mas parece que essa estranheza no clima também chegou aqui na Finlândia. O Instituto Finlandês de Meteorologia (FMI) registrou 2014 como o segundo ano mais quente no país, perdendo apenas para 1938 por uma diferença de 0,15ºC na temperatura média do ano.

Até aí pode não significar muita coisa, mas vamos aos dados que fazem qualquer brasileiro ficar de cabelos em pé.

Números mais do que curiosos


O FMI (não o Fundo Monetário Internacional, mas o Instituto Finlandês de Meteorologia) registrou um inverno brando em 2014 e a temperatura mais baixa do ano foi de -40,7ºC (brando???). Em oposição, a temperatura mais alta  foi de 32,8ºC (no Brasil é capaz de ter gente saindo com um "casaquinho" por que está "fresquinho"). Outro dado interessante é que em algumas partes do país, entre Maio e Agosto, foram registrados 50 dias de calor, ou seja, temperaturas acima de 25ºC (quando no Rio de Janeiro o pessoal se junta com os amigos pra fazer um fondue no inverno).

Lembro-me de quando chegamos aqui na Finlândia, por volta de Agosto, que vi uma notícia do FMI falando sobre essa onda de calor. O que achei curioso na época foi que o Instituto comentou em seu site que "os efeitos adversos na saúde causados pelo calor ainda são desconhecidos" (que calor???).

Dias bonitos e agradáveis quando chegamos na Finlândia


Otaniemi

Helsinki

Helsinki
Foto: Entre vodka e cachaça

Brincadeiras à parte, existem duas coisas incríveis sobre morar em um lugar com um clima tão diferente:
A primeira é ver e ouvir das pessoas todas essas percepções sobre frio e calor, como isso é relativo mesmo! Por aqui você vê pessoas entrando um buraco no gelo pra se refrescar da sauna (falamos sobre isso aqui) enquanto no Brasil tem gente que nem transpira ao estar dentro de um ônibus abafado sob um calor de quase 40º no centro de Manaus (sim, vimos isso quando estávamos por lá, e a gente estava mais molhado do que se tivesse entrado no chuveiro...)

A segunda é perceber o como somos adaptáveis, de verdade! Quando chegamos aqui na Finlândia e a temperatura começou a cair para menos de 10ºC, a gente já estava congelando, mas hoje, se fizer um Sol e a temperatura subir pra 10ºC da pra sair de bermuda se bobear (ok, nem tanto, mas a gente não sente tanto frio mais)... Na verdade, quando fica em torno de 0ºC já está agradável na atual situação.

Agora vamos deixar bem claro a diferença de calor e sol! Aqui, 2014 foi o segundo ano mais quente da história, mas isso não significa que tenha sido com mais sol! Novembro foi o mês com menos tempo de luz solar dos últimos anos, relembre como foi neste post (Novembro, o mês da escuridão na Finlândia)...

Apesar do "calor" de 2014, uma massa polar chegou bem na hora certa, por volta dos 20 e poucos de Dezembro pra fazer nevar e deixar o nosso Natal mais bonito!

Dia 24 de Dezembro
Neve no Natal

Neve no Natal

Dia 25 de Dezembro
Neve no Natal

Neve no Natal
Foto: Entre vodka e cachaça

Realmente, o mais incrível foi ver neve caindo do dia 24 para 25 de Dezembro! Total surreal para nós brasucas, acostumados com o calor e o clima tropical!

Fonte: Finnish Meteorological Institute
http://en.ilmatieteenlaitos.fi/press-release/42503751
http://en.ilmatieteenlaitos.fi/press-release/10014539

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...