12 de fevereiro de 2015

7 dicas para viajar sem gastar muito pela Europa

É possível viajar a baixo custo pelo velho continente.



Se você já pensou em viajar para a Europa e visitar alguns países de uma só tacada, pode ter se surpreendido com os preços das passagens aéreas. Mas dê uma lidinha neste post que mostraremos que não é bem assim.



Europa, o velho continente, o primeiro mundo, o berço das civilizações, um caldeirão cultural... Viajar pela Europa é caro, não é? Bom, pode ser que não, se você souber onde procurar e se planejar bem. Chegar até a Europa pode ser um pouco caro dependendo da época, mas uma vez por lá (ou melhor, por aqui), você encontra opções de passagens aéreas baratíssimas e, neste post, daremos algumas dicas para você viajar a baixo custo pelo continente, usando as famosas companhias low-cost.



7 dicas para viajar barato pela Europa
Foto: Entre vodka e cachaça


Mas primeiro uma rápida desmistificação de companhias low-cost. Você pode fazer aquela pergunta clássica "Mas é seguro viajar em companhias low-cost? Ouvi dizer que é barato porque eles não fazem manutenção direito!". Calma, calma, sem estresse.

As companhias low-cost usam estratégias de segmentar o produto em pequenos pacotes. Em uma companhia normal, você compra a passagem e tem direito a refeições à bordo, a despachar x items de bagagem, fazer remarcações, escolher sentar na janelinha, etc. Nas low-cost, estes elementos são considerados extra e são pagos à parte mediante à sua solicitação. Fazendo isso, elas conseguem reduzir o custo de sua infraestrutura já que grande parte dos passageiros (senão a maioria) opta pelas passagens somente com bagagem de mão. Isso significa, por exemplo, menos gasto com alocação de bagagem na aeronave e menos tempo da aeronave em solo, maior economia de combustível e por aí vai.

Outro ponto em que elas economizam é por operar geralmente em aeroportos menores e não nos grandes aeroportos, onde as taxas são mais caras.

Além disso, estas companhias fazem voos mais curtos, onde são utilizadas aeronaves mais econômicas como Boeing 737 e Airbus 319. Dificilmente você verá uma low-cost operando um voo de 12 horas em um Boeing 747.

Dito isso, vamos ao que interessa!


7 dicas para viajar barato pela Europa
Foto: Entre vodka e cachaça



1. Prefira trechos mais curtos


Em geral, ao escolher trechos de cerca de duas horas de duração você encontrará os melhores preços. Trechos mais longos que isso serão mais caros e, normalmente, trechos com menos de duas horas, poderão ser mais baratos de ônibus, trem ou navio (assunto que exploraremos em posts futuros deste blog, fique ligado!). 


Portanto, na hora de planejar seu itinerário, busque países próximos e não faça "pinga-pinga" de um lado para o outro. Ou seja, se quiser visitar, por exemplo, Portugal, Espanha e França, faça-o nessa ordem e não vá primeiro de Portugal para França e depois para a Espanha.


2. Leve em consideração o translado


Pode parecer óbvio, mas às vezes na empolgação de comprar uma passagem barata não levamos em consideração que algumas companhias não descem exatamente na cidade em que pensamos. Por exemplo, a Ryanair possui opções para Barcelona nos aeroportos de El-Prat e de Girona. Ao descer em Girona você terá um translado mais demorado e mais caro do que se descer em El-Prat.


3. Evite despachar malas, viaje somente com bagagem de mão


A sério, o negócio é fazer "mochilão" pra valer! Se planejar para levar o essencial e para lavar roupa no meio da viagem se ela durar muitos dias. As companhias low-cost oferecem passagens baratas com direito a no máximo um copinho de água. Cada mala despachada terá um custo extra e preste atenção no tamanho da bagagem de mão, pois algumas empresas são bastante restritivas com o tamanho e peso e podem fazer a conferência antes do seu embarque. Portanto respeite os limites, senão você poderá ter que voltar ao balcão da companhia para despachar sua mala e a taxa.


4. Leve um snack na sua bagagem de mão


Barrinha de cereal é luxo. Low-cost é low-cost, e como mencionado anteriormente você terá no máximo um copinho de água. Sanduíches, sopinhas, sucos e outras bebidas são cobradas todas à parte, portanto leve um snack na sua bagagem. Lembre-se de que não pode ser nada líquido senão você poderá ser barrado na entrada da área de embarque (onde tem que passar a mala pelo raio-x).


5. Seja flexível com horários e datas


Isso significa ficar um dia a mais em algum destino só porque no dia seguinte o voo sairá por um quinto do preço. Veja o custo benefício de ficar mais um dia no seu destino ou de pagar mais barato no voo no dia seguinte. Em geral os sites das companhias oferecem um calendário de low-fare, assim você consegue ver ao longo de uma semana ou de um mês, em quais dias as passagens estão mais baratas. Além disso, esteja disposto a viajar em horários meio malucos, como sair às 22h e chegar à meia noite em seu destino.


6. Escolha a companhia certa para a região que você está


Para manter o custo baixo as companhias possuem uma área de alcance menor em torno de seu hub, portanto você não verá uma companhia low-cost que atenda a toda a Europa. Por exemplo, na Península Ibérica você pode usar os serviços da Ryanair, Easyjet e Vueling. Na Europa Central, German Wings ou Air Berlin, na Escandinávia, a Air Baltic ou a Norwegian. Na Wikipedia tem uma lista legal com várias companhias.


7. Sites de viagem podem ajudar, mas cuidado!


Serviços como a Decolar.com e o Kayak podem ser muito bons para buscar voos (não para comprar), mas às vezes podem enganar um pouco. Lugar bom para comprar passagens aéreas de companhias low-cost é no próprio site das companhias e ponto. Ao buscar passagens nestes serviços estas companhias poderão nem aparecer.



7 dicas para viajar barato pela Europa
Foto: Entre vodka e cachaça


Bem, é "basicamente" isso. Planejar este tipo de viagem pode e vai consumir muito tempo, mas vale a pena se o orçamento está curto (e mesmo que não esteja, vale economizar de um lado pra poder curtir mais seus destinos em passeios bem legais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...