11 de maio de 2015

Salmiakki: uma tradição finlandesa

Salmiakki é um doce, mas um doce salgado. Deu para entender? Não? Pois é, se você é que nem eu, não é finlandês vai ser um pouco difícil de entender e gostar, mas para os finlandeses, salmiakki é pura tradição!


Geralmente em formato losangular e colorido artificialmente de preto ou marrom escuro, seu sabor vem do cloreto de amônio com alcaçus para dar uma suavizada. A palavra salmiakki é originária do latim.


Foto: Entre vodka e cachaça


E posso falar? O gosto é estranho mesmo! Sabe aqueles feijões mágicos do filme Harry Potter, onde cada "feijão" tem um gosto, desde deliciosos até gostos duvidosos (tipo cera de ouvido...)? Então, na minha opinião, o salmiakki está mais para o duvidoso do que para o gostoso! Mas acredite, além dos finlandeses, há quem goste (meu marido, por exemplo)!

Para não dizer que é exagero meu, segue um vídeo de orientais provando o salmiakki!

Vídeo: Youtube

O salmiakki também é usado para dar sabor à vodka e outras bebidas e até como tempero de alguns tipos de carne.

Tradicionalmente a vodka com salmiakki é feita em casa. Algumas balinhas na garrafa de vodka e depois de uns dias as balas dissolvem e a bebida está pronta, mas como a vida moderna é um tanto corrida, até para os finlandeses, agora a bebida pode ser encontrada pronta (na única loja que vende álcool na Finlândia!! - leia esta matéria para entender).

Foto: Entre vodka e cachaça

Quando vier para Finlândia, não deixe de experimentar salmiakki. E se você já provou, deixe um comentário aqui contando sua experiência! :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...