6 de julho de 2015

O sol e as festas de rua

Depois de um inverno escuro e frio, a primavera traz sol e muitas celebrações a Helsinki.


Após sobreviver aos intermináveis dias escuros e nublados do outono/inverno, a primavera levanta o astral com sol e diversas celebrações pela cidade todas as semanas. 

Foto: Entre vodka e cachaça
Já passamos pelo Vappu e pelo Hanami (clique nos nomes para saber mais), agora mais dois exemplos que vivenciamos são o Arabian Katufestivaali e o Maailma Kylässä.


Arabian Katufestivaali


Ou em português, o Festival de Rua da Arabia, é o maior festival de reciclagem e arte de rua da Finlândia. Acontece no bairro conhecido como Arabia, uma parte antiga da cidade e reduto de artistas e boêmios.

Foto: Entre vodka e cachaça
A principal rua do bairro fica fechada e com stands e barracas expondo artes e oferendo deliciosas comidas de rua. As praças viram um enorme mercado de pulgas, com diversas famílias vendendo roupas e utensílios usados, algo que é bastante difundido aqui.

Foto: Entre vodka e cachaça

A trilha sonora é uma mistura de rock, com música árabe e batida africana, cada uma em uma parte do grande parque que fica em frente a uma antiga fábrica. Além disso danças e demonstrações movimentam e colorem ainda mais o ambiente já repleto das flores da primavera.


Fotos: Entre vodka e cachaça
Em 2014, mais de 15.000 pessoas compareceram ao festival e este ano parece que não deixou a desejar.


Maailma Kylässä


Também conhecido como o Festival da Vila Mundial, o evento é uma celebração à diversidade cultural. Músicos africanos, artesanato peruano e comida brasileira são apenas alguns exemplos dessa mistura bem no coração de Helsinki.

Foto: Entre vodka e cachaça
O evento acontece na Rautatientori e no Kaisaniemen Puisto, ambos bem próximos da estação central de trem. Em 2015 o tema do festival foi o desenvolvimento com foco no Leste Africano e no Oriente Médio.

Foto: Entre vodka e cachaça
Além de curtir o festival pudemos experimentar uma sobremesa típica do verão finlandês que se aproxima!

Foto: Entre vodka e cachaça
A cada ano o festival recebe mais de 80.000 visitantes.

Estes são apenas dois eventos que visitamos dentro os tantos que acontecem na temporada primavera/verão aqui na Finlândia. :)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...